RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS FORMADORES DE LÍNGUA PORTUGUESA -DIREC 13 - JEQUIÉ- BA EM MARÇO ,ABRIL E MAIO DE 2009
Ao voltarmos em fevereiro da capacitação com a UNB/ MEC já nos sentimos motivadas a dar continuidade as atividades do GESTAR, já que fazemos parte do programa desde 2003.
Começarmos as oficinas com o tp 3 foi uma excelente surpresa já que é a oficina que fez grande diferença para os cursistas. Pois a s reflexões sobre gêneros e tipos textuais desconstrói muito das teorias vistas até então .
Mas o início das oficinas era constantemente adiado o que só nos causava inquietação diante das cobranças das escolas e por parte dos cursistas na definição das datas.
Durante esse processo definimos as turmas, agrupando – as por dia e horário já que pelo contingente de interessados necessitamos aumentar a oferta sendo os dias: segunda, terça e sexta – feira dedicados a s oficinas de língua portuguesa e as quartas e quintas – feiras dedicadas a matemática. Durante esse processo capacitávamos as novas formadoras com o estudo detalhado do guia geral e dos cadernos de teoria e prática.
Estudamos também detalhadamente os AAAs , a grande novidade do GESTAR II 2009.
Estudamos os teóricos que embasam a pedagogia de projetos como: Nilbo Nogueira, Jonh Dewey, Miguel Arroyo, Ingedore Villaça Koch, Celso Antunes, Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Fernando Hernandez.
Fizemos plantões na Direc 13 para atendimento e esclarecimento de dúvidas sobre as inscrições on – line dos cursistas.
Conduzimos , mediante orientação de Salvador, o processo seletivo para os novos formadores do GESTAR.
Mesmo sendo um período tão longo de espera não desanimamos pois estávamos certas de que o programa não acabaria já que certificamos na Bahia mais de 5.000 professores de língua Portuguesa e Matemática, tínhamos o respaldo necessário para anão desistir.
A contribuição da UNB juntamente com o MEC é mais uma prova desse reconhecimento e nos deu um fôlego novo frente aos estudos aprofundados da estrutura e teoria que norteia a s propostas do programa GESTAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário