terça-feira, 18 de agosto de 2009

OFICINA PEDAGOGIA DE PROJETOS

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA OFICINA “ PEDAGOGIA DE PROJETOS” –GESTAR II EM 18/08/2009 DE NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHECO-IERP –JEQUIÉ DIREC 13


OBJETIVO DA OFICINA: Estudar as etapas de um projeto.


METODOLOGIA: Acolhimento com a mensagem de Cecília Meireles “Renova – te” , Dinâmica “A viagem” e reflexão do texto”Malas prontas”. Após esse momento os cursistas são convidados a estudar as etapas de um projeto, extraídas do livro Pedagogia de projetos de Nilbo Nogueira. Logo em seguida ao ser lançada uma problemática pelo formador, os cursistas vão seguir os passos da elaboração de um projeto para solucionar tal problemática. È socializada as conclusões em plenária e distribuída aos cursistas os passos para construção do projeto para o GESTAR . Avaliação da oficina por parte dos cursistas.

AVALIAÇÃO: Na oficina em questão pôde-se realizar reflexões a respeito da pedagogia de projetos,que propõe um trabalho mais significativo e interativo,onde ao aluno é dada a oportunidade de sair da posição passiva de “receptor” de propostas pensadas pelo professor ,a participar ativamente do processo de construção do mesmo.O programa apresenta uma perspectiva de trabalho com um projeto que nasça das aspirações dos alunos,algo que parta de uma investigação do que o aluno considera importante ,algo que seja significativo e motivador para o aluno .Os professores cursistas mostraram- se animados a pensar esse trabalho como um projeto que não seja mais um que vem por “modismos” ,a exemplo de tantos outros, mas que ofereçam um ganho real e satisfatório para o aluno ,dando um passo no sentido de intervir em antigos “entraves” do ensino da língua como a falta de interesse pela leitura e suas conhecidas conseqüências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário