segunda-feira, 26 de outubro de 2009

OFICINA TP 5

Descrição das atividades realizadas na oficina TP5- Estilo e Coerência no dia 20 de outubro de 2009 no Instituto de Educação Régis Pacheco-IERP –JEQUIÉ DIREC 13.


OBJETIVO DA OFICINA: Compreender a noção de Estilo e como se constrói a Coerência nos textos.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: Acolhimento, sensibilização, formação de grupos, leitura de texto de referência, leitura e análise de atividade do TP, analise de “avançando na prática”,apresentação dos grupos,sistematização,mobilização para próxima oficina e avaliação.

AVALIAÇÃO: Nesta oficina discutimos, através das atividades, as noções de estilo e de como se constrói a coerência nos textos, percebendo que a integração de conhecimentos provenientes de várias habilidades é a base para a atribuição de coerência aos textos e a interdisciplinaridade, portanto, é componente essencial nas atividades de sala de aula e fundamental para a leitura e interpretação textual. Em depoimentos, durante a avaliação da oficina, alguns cursistas, colocaram que, cada vez mais entendem a necessidade de se levar para sala uma diversidade textual como forma consistente de trabalhar a língua portuguesa.

OFICINA PORTFÓLIO

Descrição das atividades realizadas na oficina de PORTFÓLIO no dia 06 de outubro de 2009 no Instituto de Educação Régis Pacheco - IERP –JEQUIÉ DIREC 13.

OBJETIVO DA OFICINA: Possibilitar aos cursistas uma reflexão sobre Portfólio como um procedimento de avaliação, bem como subsidiá-los no processo de construção desse instrumento.
PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: acolhimento, sensibilização (dinâmica da flor),fundamentação teórica,formação de grupos ,construção do esboço e um portfólio, socialização, apresentação dos critérios de avaliação do portfólio, socialização dos projetos,avaliação da oficina.

AVALIAÇÃO: Nas atividades desenvolvidas nesta oficina buscou-se fundamentar a construção de um Portfólio, apresentando os elementos que o compõem e as vantagens de se trabalhar com esse procedimento de avaliação. Demonstramos a particularidade do portfólio como processo de reflexão constante, de confronto entre as finalidades educativas e as atividades realizadas para atingi-las, para explicar o próprio processo de aprendizagem. Os professores cursistas mostraram-se bastante entusiasmados com a ideia de construir seu portfólio e também de utilizar esse procedimento avaliativo na sua sala de aula com seus alunos.

OFICINA TP4

Descrição das atividades realizadas na oficina TP4 _Letramento -vivenciando situações de leitura e escrita no dia 29 de setembro de 2009 no Instituto de Educação Régis Pacheco-IERP –JEQUIÉ DIREC 13.


OBJETIVO DA OFICINA: Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: acolhida, relatos de experiências, sensibilização, formação de grupos,vivenciando situações sócio-comunicativas,socialização,leitura do texto de referência,avançando na prática,elaboração de atividade didática,sistematização,mobilização para próxima oficina,diário de bordo.

AVALIAÇÃO: No decorrer da oficina foi oportunizado realizar reflexões a respeito das diversas situações de letramento a que estamos submetidos durante todo o tempo e refletir sobre como a escola se comporta diante da proposta de letramento. Nas atividades desenvolvidas, diferenciamos letramento de alfabetização; conceituamos analfabetismo; alfabetismo, iletrado; o processo de letramento; importância da cultura; papel do professor e da escola; trabalhamos procedimentos, estratégias e objetivos de leitura.