segunda-feira, 6 de abril de 2009


MEMORIAL DE LEITURA

Em uma cidadezinha do sudoeste baiano ,nasci e vivi toda minha infância .Em casa ,"éramos seis",como no romance ...E ,como todas as crianças da minha cidade ,tinha por obrigação ajudar na lavoura de tomates que se constituia na fonte de sustento da familia.Essa tarefa era executada no turno oposto ao da escola que minha mãe sempre fez questão de que frequentássemos.
Em casa não tínhamos livros,o contato com estes só mesmo na sala de aula e me encantava o colorido dos livros de histórias infantis lidos pela minha professora de alfabetização .
A professora, Erbene, muito contribuiu para o despertar do meu amor e encanto pela literatura, pois lia os clássicos infantis com tanta emoção que me fazia sonhar e viajar para um mundo mágico que se desfazia ao chegar em casa e ter que cumprir obrigações domésticas mesmo sendo tão pequenina .Veio a adolescência e junto com ela uma inquietação ,pois aquele meu mundo não me atraía e era pela leitura que me distanciava daquela realidade rural , e entre meus muitos sonhos ,como o de conhecer cidades grandes, estava também o de ser professora.
A leitura emprestada da vizinha era SABRINA,JÚLIA,BIANCA...mesmo sob os ferrenhos protestos de minha mãe que conhecia as "partes pornográficas" contidas naquelas publicações .Até que ,vindo da capital do estado ,uma prima me apresenta a "literatura de verdade" : "Memórias Póstumas de Brás Cubas"," O Alienista","Senhora","O quinze","Antologia Poética de Vinícius de Moraes" ..., um número grande de romances de Jorge Amado. Essas histórias,especialmente as de Machado de Assis, me separaram definitivamente daquela " leitura proibida".
Durante meu curso de magistério me encantava cada vez mais com os clássicos da literatura brasileira,lia tudo que me chegava às mãos e nessa época, entendi que ser professora não seria só " a opção mais viável" como era para muitos dos meus colegas de sala.As "viagens" que a leitura me possibilitava, me faziam acreditar na transformação da sociedade pela educação ,pela escola...
Me graduei em Letras ,movida pela paixão pela Literatura Brasileira, em especial por Machado de Assis .Fiz especialização em Literatura e atuei durante onze anos como professora de Literatura na mesma comunidade em que passei toda minha infância e adolescência . Podia ver nos olhos dos meus alunos e conterrâneos a mesma inquietação que sentia e ,em muitos deles ,também pude perceber " a portal para o mundo" que representava a leitura numa cidade que mesmo depois de alguns anos ainda nao tinha muito o que oferecer.
Hoje ,atuo como formadora do programa GESTAR,um espaço privilegiado de formaçao de professores que tem a leitura como eixo que possibilita a transformação real da escola.